quarta-feira, 7 de outubro de 2020

Cultive a energia - O Chi Kung para a Energia e a Saúde

 O termo oriental para "cultivar a energia" é Chi Kung. Chi significa Ar ou Energia e Kung exercício ou trabalho, portanto, literalmente significa "trabalho de energia interna".

Uma ampla variedade dessas técnicas de desenvolvimento de energia vem sendo criada ao longo dos anos. Elas incluem sistemas de movimento, tais como o Tai Chi Chuan, além de outras que envolvem exercícios de respiração e visualizações.

Todos esses sistemas baseiam-se em uma profunda compreensão do ser humano como um campo de energia completo. A despeito de certos padrões médicos que fazem uma distinção precisa entre o corpo e a mente, a percepção oriental do ser humano é a de um campo de energia integrada. Esse campo, como um cosmos em miniatura, abrange cada partícula de nosso corpo, cada frêmito de nosso sistema nervoso, além de cada pensamento e de cada emoção. 

Pesquisa: Wagner Lucca - Acupunturista e praticante de Chi Kung

Fonte: O Caminho da Cura - O Chi Kung para a Energia e a Saúde. (Mestre Lam Kam Chuen. Ed. Manole, 1990).


domingo, 4 de outubro de 2020

Cuide de você – O Chi Kung para a Energia e a Saúde

Um dos princípios mais importantes da medicina oriental é o de que cada pessoa pode ser responsável por sua saúde. É claro que os bebês precisam que alguém tomo conta deles, assim como aqueles ou estão muito doentes ou os moribundos. Mas, muitas vezes, o melhor cuidado que podemos prestar, mesmo nessas situações, é o de nutrir os processos naturais que estão acontecendo na vida dessa pessoa.

Podemos aplicar essa filosofia em nossa vida diária. É um erro pensar que podemos alcançar a saúde confiando unicamente em cuidados externos. Os maiores médicos e farmacêuticos afirmam que o sucesso de qualquer tratamento depende não só da habilidade do médico especialista, mas também do comportamento do paciente, incluindo seu desejo de se recuperar. O papel decisivo que cada pessoa representa em sua própria saúde tem se mostrado uma característica central dos cuidados chineses com a saúde desde as épocas mais remotas. Essa cultura da responsabilidade pessoal inclui a manutenção constante dos níveis de energia de cada indivíduo.

Nas sociedades orientais, inúmeras pessoas, das mais novas às mais velhas, começam seu dia cuidando da saúde. São vistas por toda a parte, em parques e jardins, realizando uma notável variedade de movimentos – todos destinados a cultivar a energia interna.

A característica dessa espécie de exercícios, como você poderá notar nas práticas apresentadas neste livro, é que eles não são do tipo de atividade que castiga, geralmente associada aos exercícios para a boa forma no Ocidente.

Os exercícios de cura e de alongamento geralmente são suaves, São praticados lenta e calmamente. Alguns deles sequer envolvem movimento. Basta manter uma postura, talvez fazer leves ajustes, como levantar ou abaixar os dedos dos pés enquanto permanece sentado.

Aparentemente, esse tipo de trabalho interior é o oposto do exercício. Porém, é por intermédio desse método equivocadamente insignificante que gerações vem aprendendo a cuidar de si mesmas e de suas famílias durante os estresses e as tensões da vida.

Pesquisa: Wagner Lucca – Acupunturista e praticante de Chi Kung

Fonte: O Caminho da Cura – O Chi Kung para a Energia e a Saúde. Mestre Lam Kam Chuen. (Ed. Manole, 1999)