quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Entenda a cura

 O conceito de cura dentro dos cuidados chineses com a saúde começa pela compreensão da energia de cada indivíduo. Os chineses usam o ideograma Qi para se referir a essa energia. Por ser tão essencial a nossa vida, às vezes, é mencionada como uma "energia interna". Se essa energia for bloqueada - seja por uma lesão física, por uma tensão muscular, por uma obstrução interna ou por estresse - e não puder fluir livre e naturalmente por todo seu corpo, as consequências serão dor e enfermidade. Para resolver o problema, é necessário remover os obstáculos e liberar a circulação do Qi, recuperando o equilíbrio natural de energia em seu ser.


Esse processo de cura acontece o tempo todo e espontaneamente. Na ciência contemporânea, é chamado de "homeostase" - propriedade auto reguladora que mantém em equilíbrio as incontáveis atividades do corpo. Os exercício de Chi Kung, estimulam esse processo e permitem que seu Qi trate automaticamente de uma série de problemas que, de outra forma, poderiam requere tratamento externo.

Assim, se seu nível de energia estiver baixo, você precisará encontrar formas de fortalecer sua energia interior. Talvez você não tenha os sintomas avançados de uma doença convencional, mas qualquer desequilíbrio ou esgotamento da energia de seu corpo é condição prévia para que, mais tarde, uma doença se manifeste.

Por essa razão, a medicina chinesa dá grande ênfase ao tratamento preventivo. Preocupar-se com sua energia é parte de um processo constante de cura.

Essa ênfase na importância da energia interna também se aplica ao tratamento de ooenças ou lesões, Nossa energia interna funciona como uma onda portadora ou como um canal. É necessária uma corrente boa e forte para que o benefício do tratamento seja distribuído por todo nosso sistema. Portanto, para que possamos nos recuperar completamente, precisamos ter certeza de estarmos fazendo tudo o que é possível para fortalecer a onda portadora de nossa energia, enquanto recebemos o tratamento e a medicação.

Também é importante compreender perfeitamente como nossa energia funciona. Muitas vezes, vendem-nos comprimidos para neutralizar os altos e baixos de nossas vidas. Porém, frequentemente, a saúde está mais relacionada a uma onda de energia do que a uma linha reta. O que, em geral, é tratado como uma "desordem" pode, de fato, ser simplesmente a auto regularização natural do corpo. Abafar os sintomas dessa reação pode oferecer um alívio a curto prazo, mas também pode interromper o processo básico de cura que está acontecendo.

Pesquisa: Wagner Lucca - praticante de Chi Kung e Acupunturista

Fonte: O Caminho da Cura - O Chi Kung para a Energia e a Saúde (Ed. Manole - 2000)