domingo, 14 de março de 2021

Concentre seu Qi - O Chi Kung para sua Energia e Saúde

Cada vida humana se forma ao redor de um ponto central. As células minúsculas começam a se multiplicar ao redor da área onde o feto está diretamente ligado ao útero da mãe.

No interior dé o útero, esse crescimento inicial é invisível. Dentro desse ambiente silencioso, a força da vida se manifesta como um plasma quente e úmido, de fertilidade abundante.

O cordão umbilical passa a ser o ponto de ligação que mantém o intercambio vital entre a mãe e o bebê. Uma vez cortado, as células se reagrupam para criar o umbigo, ou o botão da barriga, do recém nascido. Costumamos esquecer essa história quando crescemos, mas é de suprema importância para o modelo médico em que a medicina chinesa está centrada.

Associado a seu umbigo está o Mar do Qi, como é chamado no Tan Tien - pronuncia-se "Dan Dien". Ele está a 3 cm abaixo do umbigo, a um terço do caminho para o interior do corpo. Ele é a reserva de Qi - assim como era do útero. 

O primeiro passo para praticar o Caminho da Cura é certificar-se de que esse reservatório interior está reabastecido. O método para fazê-lo é apenas passar algum tempo "concentrando o Qi", bastando enlaçar suas mãos sobre seu Tan Tien.

Para começar, fique em pé numa posição confortável. Seus pés devem ser colocados paralelos, separados por uma distância igual à largura dos ombro, com as pontas dos dedos voltadas para frente.

Repouse o lado de seu polegar direito sobre o umbigo de forma que o resto de sua mão fique sobre o baixo abdômen. Depois, coloque sua mão esquerda sobre a direita.

Você pode baixar as pálpebras, mas mantenha os olhos abertos. Respire naturalmente.

Pratique mantendo uma média de dois minutos por vez. Aos poucos, evolua para cinco minutos. 

O Mar Interno (Parte Um): Mantendo a Saúde

Pesquisa: Wagner Lucca - Acupunturista e praticante de Chi Kung 

Fonte: O Caminho da Cura - O Chi Kung para a Energia e a Saúde. (Mestre Lam Kam Chuen. Ed. Manole, 1990).

www.institutotao.com.br