terça-feira, 2 de março de 2021

Qi - O Chi Kung para a sua Energia e Saúde

 Qi é a força viva e invisível do universo. É a essência de nossa exixtência. "Para se fazer qualquer coisa nesta vida, primeiro é necessário que se tenha energia". escreveu velho filósofo chinês Guan Tse.

O ideograma chinês para o Qi, geralmente usado pelos oficiais da China contemporânea e frequentemente visto nos livros vendidos no ocidente, tem o significado de "respirar" ou "ar". Daí o Chi Kung ser comumente entendido como um simples conjunto de exercícios de respiração. O uso desse ideograma leva a um outro lamentável mal entendido: ele dá a impressão de que o Qi é algo exterior a nós.

O ideograma original usado pelos velhos sábios e mestres do Chi Kung:

Ele expressa a natureza verdadeira do Qi e, portanto, o significado interior do Chi Kung.

Esse sinal tem dois componentes. Em cima está um quadrado que se assemelha a um recipiente ou a um pote com uma asa.

Logo abaixo do recipiente estão quatro pinceladas. Elas crescem para cima, representando o fogo.

Juntando tudo, a imagem que se forma é a de um recipiente colocado sobre o fogo, como uma panela de ferro na qual se está fervendo água sobre uma chama aberta.

Enquanto a água é aquecida, sua agitação gradualmente se intensifica, Ela continua sendo água, mas notamos movimentos nela. Aos poucos, enquanto o calor aumenta, um vapor sutil começa a sair do líquido. Finalmente, uma energia intensa é liberada de suas profundezas na forma de bolhas, que sobem do líquido e estouram na atmosfera.

Essa caligrafia é em sii uma metáfora da transformação poderosa de sua própria energia interna, que será a consequência dos exercícios deste livro.

Pesquisa: Wagner Lucca - Acupunturista e praticante de Chi Kung

Fonte: O Caminho da Cura - O Chi Kung para a Energia e a Saúde. (Mestre Lam Kam Chuen. Ed. Manole, 1990).

www.institutotao.com.br