domingo, 22 de novembro de 2020

O Mar Interno: Introdução - O Chi Kung para a sua Energia e Saúde

Aqueles que desobedece as leis do universo
dão origem a calamidades e tribulações,
enquanto os que seguem as leis do universo
permanecem livres de doenças perigosas.

Clássicos da medicina interna
do Imperador Amarelo


A vida diária é cheia de agitação. Muitas vezes, acordamos com a sensação de que dormimos pouco. Nós nos arrancamos da cama com relutância e somos cercados pelas lutas da vida em família, preparando-nos para o trabalho ou para a escola. Tomamos um rápido café da manhã, ouvindo as últimas notícias do rádio ou da TV, e logo partimos para enfrentar a hora do rush ou a rotina com frequência aquela correria, seguida por uma tarde exaustiva, Às vezes, as tensões dão um pouco de trégua ao anoitecer, mas nem sempre e, não raro, varamos a noite.

Algumas pessoas tentam relaxar desabando diante da TV ou recorrendo a alguns vícios. Outras se dedicam à busca da boa forma física. Se conseguirmos nos manter assim, com apenas alguns ataques de gripe ou resfriado casuais, poderemos nos considerar saudáveis.

Mas, por trás dessa atividade dinâmica e mesmo dos períodos de relaxamento aparente, há uma ansiedade constante. Ela afeta cada parte de nosso ser, esde o coração e pulmões até os ossos e músculos. Sabemos que não precisamos de um médico, mas temos consciência de que estamos longe de nos sentirmos bem.

Fisgados por esse estado indeterminado de agitação, estamos nos desgastando lentamente. Torna-se cada vez mais difícil recuperar toda nossa energia. Nossas emoções passam pela nossa cobrança e achamos que é difícil voltar atrás depois de nos irritarmos ou ofendermos.

Este é o estado do "nem doente, nem saudável". Seu padrão de energia é mais ou menos: 


Imagem: O Caminho da Cura

Na verdade, esse estado é um solo fértil para a geração de problemas sérios de saúde. Na Medicina Chinesa Tradicional, são a ansiedade e o estresse que sutilmente bloqueiam os caminhos da energia dentro do corpo, até que o fluxo do Qi seja cortado. O mar interno parece secar, Quando  isso acontece, e essa alimentação para de banhar qualquer parte do organismo, as células morrem e os órgãos começam a definhar.

A boa notícia é que esse processo de debilitação pode ser revertido por intermédio dos antigos métodos de relaxamento e do cultivo natural de energia ao qual você está sendo apresentado em parte nestes artigos compilados do livro citado na fonte. O exercício principal é conhecido como Zhan Zhuang - pronuncia-se "Jam Jong" -, que literalmente significa "Em Pé como uma Árvore".   

As técnicas são simples, mas a sabedoria que as tem aperfeiçoado ao longo dos séculos é profunda. Elas são o ponto de partida essencial para os exercícios avançados, que serão apresentados mais adiante.

Pesquisa: Wagner Lucca - Acupunturista e praticante de Chi Kung

Fonte: O Caminho da Cura - O Chi Kung para a Energia e a Saúde. (Mestre Lam Kam Chuen. Ed. Manole, 1990).

www.institutotao.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário