domingo, 10 de fevereiro de 2019

10 benefícios do Chi Kung


Chi Kung ou Qigong é uma prática chinesa milenar que se traduz como a arte de cultivar energia para que circule de maneira adequada e harmoniosa através de nosso organismo. Trata-se de uma grande diversidade de técnicas que incluem a mente, o exercício físico e a respiração para favorecer estados de calma, melhorar o desempenho e gerar bem-estar em qualquer idade, de acordo com vários estudos.
Esta prática combina movimentos lentos, exercícios de respiração e concentração. Geralmente, se baseia em repetições de conjuntos de movimentos muito precisos, projetados especificamente para beneficiar a saúde em diferentes níveis. De fato, se for realizado regularmente, alguns benefícios podem ser experimentados imediatamente.
As práticas de Chi Kung testadas em pesquisas sobre a saúde incorporam uma série de movimentos simples. Além disso, incluem um estado focado de consciência relaxada e uma variedade de técnicas de respiração que acompanham os movimentos ou posturas.
Os fundadores do Chi Kung se inspiraram na natureza, nos animais e nos elementos do universo. Muitos métodos dessa prática imitam animais para adquirir certas qualidades, o que tem efeitos positivos sobre a saúde. Entre eles, destaca-se a respiração da tartaruga, prática inventada há 1400 anos pelos taoístas. Eles observaram a impressionante longevidade desses animais, contemplaram seus gestos e sua respiração, e desenvolveram exercícios de imitação para manter a saúde e prolongar a vida.
A seguir, apresentaremos alguns benefícios do Chi Kung que você deve considerar se estiver planejando começar a incluir essa disciplina em seu dia a dia.
Conheça os principais benefícios do Chi Kung
1. Reduz o estresse
2. Melhora o sono
3. Aumenta os níveis de energia
4. Equilibra as emoções
5. Elimina as toxinas
6. Favorece a conexão com o presente
7. Evita lesões nas articulações
8. Acelera a recuperação
9. Alivia enxaquecas
10. Favorece a digestão
Os benefícios do Chi Kung
É um exercício no qual se trabalha tanto o corpo quanto a mente graças à combinação de movimentos e respirações profundas. Portanto, através da prática, ambos começam a relaxar e, consequentemente, reduzem os altos níveis de estresse e favorecem um estado de calma e paz.
O relaxamento profundo e a tranquilidade mental obtidos pela prática do Chi Kung ajudam a pegar no sono com mais facilidade e a ter um descanso de maior qualidade.
Os movimentos suaves e lentos facilitam a abertura da energia dos canais do corpo. Portanto, as pessoas que praticam o Chi Kung têm mais energia, o que também beneficia a vitalidade sexual e a fertilidade.

Praticar o Chi Kung favorece um aumento de habilidades como a concentração e atenção, ambas essenciais para gerenciar as emoções adequadamente e desenvolver uma mente clara e calma que nos permita deixar de viver de forma automática.
A pele, assim como os intestinos, é um órgão que tem entre suas funções a eliminação de resíduos do corpo. De acordo com a medicina chinesa, a prática do Chi Kung faz com que o corpo elimine as toxinas através dela.
Os exercícios que são realizados na prática do Chi Kung visam se conectar com o presente, favorecendo uma atitude otimista e alegre em relação à vida. Deste modo, experimentar a felicidade será muito mais simples.
Benefícios do Chi Kung para o corpo e a mente
O equilíbrio proporcionado pela prática do Chi Kung nos ensina a nos movermos sem forçar ou bloquear as articulações. Através do alongamento suave, a flexibilidade aumentará e as lesões nessas partes do corpo serão evitadas.
Você pode praticar Chi Kung depois de uma lesão ou cirurgia. Fazer os movimentos suaves usando as partes intactas ajuda a acelerar a recuperação das outras, pois aumenta a circulação e o fluxo de energia para todas as partes do corpo.
Segundo a medicina tradicional chinesa e o Chi Kung, a perda de bem-estar e saúde é resolvida a partir do campo energético. Este deve estar em constante movimento e, além disso, deve ser uniforme. Desta forma, a dor de cabeça é causada por um acúmulo de energia.
Assim, a prática de vários exercícios de Chi Kung ajuda a aliviar a enxaqueca, pois ao obter um relaxamento profundo, você pode restaurar o equilíbrio interno.
O último dos benefícios do Chi Kung é que melhora a função do sistema gastrointestinal pois regula e fortalece as contrações do intestino, além de acelerar a evacuação e eliminar os gases. Inclusive, muitos de seus exercícios ajudam a tonificar o fígado e o pâncreas.

Esperamos que esta lista de benefícios do Chi Kung tenha sido suficiente para convencê-lo a experimentar essa disciplina. Lembre-se de que existem milhares de estilos diferentes em todo o mundo. A chave é começar a praticar com moderação, até encontrar a que melhor se adapta a você.
Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas / Quartas / Sextas - 9h às 10h
Prof. Valtesil Oliveira
Venha praticar uma aula experimental
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário