domingo, 14 de outubro de 2018

Qual a forma correta de escrita: Chi Kung ou Qi Gong?

Olá caros leitores!
Uma dúvida frequente e que confunde, as vezes, quem procura por informações e pesquisas referentes ao que vem a ser Chi Kung é que em grande parte de artigos, textos, vídeos e outras formas de informação, percebemos que estão divididas entre as palavras Chi Kung ou Qi Gong. 

Na verdade significam o mesmo e a diferença reside no fato básico da origem da palavra que cruzou o oceano e chegou ao nosso Continente. 
Escrever a forma certa da pronúncia gera dificuldade, pois transforma um som em uma palavra que não existe na língua portuguesa e é justamente isto o que aconteceu neste caso. A pronúncia certa formada em palavras seria Tchi, como um espirro suave. Palavra que não existe em nossa língua. Podemos perceber aqui inclusive, que em algumas literaturas esta escrita aparece também como Tchi, logo temos aqui três e não duas formas de descrevê-la: Qi, Chi e ou
 Tchi. 
A escrita Kung ou Gong também sofreu o mesmo processo. Escreve-se conforme a  pronúncia da palavra. Interessante aqui é que o Chi Kung, escrita e pronúncia ocidental são recentes no Brasil, mas uma técnica de arte marcial mais popularizada que chegou antes, sofrendo o mesmo processo foi o Kung Fu.

Qual o significado de Chi Kung?
Qi Gong cruzou os mares com uma tradução incorreta, principalmente porque para os ocidentais a filosofia oriental era muito vaga e imaterial. O simples fato de transformar exercícios físicos ou uma prática de movimentos com o sentido e objetivo de Acalmar a Mente e fortalecer os Órgãos e Vísceras com: visualização de imagens, sons e pensamentos para levar o fluxo de energia a todas as partes do corpo, não era aceita e reconhecidas e muito difícil de entender pelas mentes ocidentais, pois tudo precisavam de uma forma material de comprovação, além de parecer pratica de bruxaria ou coisa de índio. O que acontece até hoje: o reconhecimento de uma teoria só é aceita no meio acadêmico com sua devida comprovação científica. Concordo com este processo em parte, pois é claro que isto é relevante e de fundamental importância, mas existem algumas teorias, atitudes, práticas... aos quais ainda não temos instrumentos adequados para medir, mensurar, quantificar... mas que dezenas de milhares de pessoas no mundo todo, tem seus benefícios e por isso mesmo realizam algum tipo de técnica ou praticam. 
O significado mais antigo de Qi está contido nos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que têm como base as teorias do Yin / Yang, os Cinco Movimentos e o Taoismo. O Ar que respiramos é o Qi ou Energia que em sua tradução para o ocidente, na visão dos catedráticos teve uma interpretação muito vaga e difícil de entender. Vejam bem, se nos dias de hoje ainda é difícil, imaginem na época. Mudaram então sua tradução original para uma forma mais fácil de compreendê-la, algo mais concreto: Energia. De fato, tem tudo a ver com o objetivo da prática dos movimentos do Chi Kung, pois uma de suas funções é aumentar e fortalecer nossa saúde ou energia. 
Mencionei aqui uma e não o único significado de Qi. O livro ou tratado mais antigo, preservado e respeitado para o estudo da acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o Livro do Imperador Amarelo (Huan Ti Nei Su Wen), onde em uma de suas conversas o Imperador questiona o mestre a respeito justamente deste tema e em uma de suas interpretações o mestre explica que extraímos da matéria a fonte para nossa força e viver plenamente, é através da forma como o arroz é processado e transformado em alimento para seu consumo. Temos aqui o caldeirão, o arroz e o fogo, ao ferver o arroz é produzido o vapor da água, este vapor seria o Qi. Em todo o processo a energia está presente, mas o que é mais valorizado pelo oriental e insignificante ao ocidental é o vapor. O vapor da água (Yang) queimada pelo fogo, movimento e energia (Kung) para transformar o arroz (Yin) em alimento comestível. O Qi é então o ar que inalamos e exalamos.
Interessante esta forma de pensamento, não!  Valorizar o que não é concreto, material...
E assim o é para toda a teoria oriental, o valor mais importante não está no bem material, mas nos verdadeiros valores do ser humano: força, garra, respeito, atitude, honra... 
Pois é, como esta filosofia é muito antiga, cerca de 5.000 anos e suas raízes, forma original de pensamento, foram preservadas e traduzidas do livro citado anteriormente, suas traduções e interpretações sofreram mudanças.
Kung ou Gong para o oriental significa trabalho, a tradução para o ocidente foi treinamento, o que não deixa de ter relação direta, mas na essência a tradução ao pé da letra de Qi Gong é: Trabalhar o ar que inalamos e exalamos. 
Claro que para o ocidental fica mais fácil entender: Treinar a Energia.
Então, agora conseguimos interpretar e entender o motivo da prática focar e dar tanta importância a respiração ao realizar os movimentos e posturas: O nosso corpo (caldeirão) ao alimento que consumimos (Yin) e a prática dos movimentos (Fogo) gera o que buscamos (Qi / Repiração / Ar) ENERGIA para uma vida longa e saudável.
Portanto a forma correta é Qi Gong, mas é aceitável escrever-se Chi Kung.
Que seu Qi, flua livre e suave!
Texto: Wagner Lucca - praticante de Qi Gong

Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas / Quartas / Sextas - 9h às 10h
Prof. Valtesil Oliveira
Venha praticar uma aula experimental
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário