domingo, 14 de outubro de 2018

Qual a forma correta de escrita: Chi Kung ou Qi Gong?

Olá caros leitores!
Uma dúvida frequente e que confunde, as vezes, quem procura por informações e pesquisas referentes ao que vem a ser Chi Kung é que em grande parte de artigos, textos, vídeos e outras formas de informação, percebemos que estão divididas entre as palavras Chi Kung ou Qi Gong. 

Na verdade significam o mesmo e a diferença reside no fato básico da origem da palavra que cruzou o oceano e chegou ao nosso Continente. 
Escrever a forma certa da pronúncia gera dificuldade, pois transforma um som em uma palavra que não existe na língua portuguesa e é justamente isto o que aconteceu neste caso. A pronúncia certa formada em palavras seria Tchi, como um espirro suave. Palavra que não existe em nossa língua. Podemos perceber aqui inclusive, que em algumas literaturas esta escrita aparece também como Tchi, logo temos aqui três e não duas formas de descrevê-la: Qi, Chi e ou
 Tchi. 
A escrita Kung ou Gong também sofreu o mesmo processo. Escreve-se conforme a  pronúncia da palavra. Interessante aqui é que o Chi Kung, escrita e pronúncia ocidental são recentes no Brasil, mas uma técnica de arte marcial mais popularizada que chegou antes, sofrendo o mesmo processo foi o Kung Fu.

Qual o significado de Chi Kung?
Qi Gong cruzou os mares com uma tradução incorreta, principalmente porque para os ocidentais a filosofia oriental era muito vaga e imaterial. O simples fato de transformar exercícios físicos ou uma prática de movimentos com o sentido e objetivo de Acalmar a Mente e fortalecer os Órgãos e Vísceras com: visualização de imagens, sons e pensamentos para levar o fluxo de energia a todas as partes do corpo, não era aceita e reconhecidas e muito difícil de entender pelas mentes ocidentais, pois tudo precisavam de uma forma material de comprovação, além de parecer pratica de bruxaria ou coisa de índio. O que acontece até hoje: o reconhecimento de uma teoria só é aceita no meio acadêmico com sua devida comprovação científica. Concordo com este processo em parte, pois é claro que isto é relevante e de fundamental importância, mas existem algumas teorias, atitudes, práticas... aos quais ainda não temos instrumentos adequados para medir, mensurar, quantificar... mas que dezenas de milhares de pessoas no mundo todo, tem seus benefícios e por isso mesmo realizam algum tipo de técnica ou praticam. 
O significado mais antigo de Qi está contido nos conceitos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) que têm como base as teorias do Yin / Yang, os Cinco Movimentos e o Taoismo. O Ar que respiramos é o Qi ou Energia que em sua tradução para o ocidente, na visão dos catedráticos teve uma interpretação muito vaga e difícil de entender. Vejam bem, se nos dias de hoje ainda é difícil, imaginem na época. Mudaram então sua tradução original para uma forma mais fácil de compreendê-la, algo mais concreto: Energia. De fato, tem tudo a ver com o objetivo da prática dos movimentos do Chi Kung, pois uma de suas funções é aumentar e fortalecer nossa saúde ou energia. 
Mencionei aqui uma e não o único significado de Qi. O livro ou tratado mais antigo, preservado e respeitado para o estudo da acupuntura e da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é o Livro do Imperador Amarelo (Huan Ti Nei Su Wen), onde em uma de suas conversas o Imperador questiona o mestre a respeito justamente deste tema e em uma de suas interpretações o mestre explica que extraímos da matéria a fonte para nossa força e viver plenamente, é através da forma como o arroz é processado e transformado em alimento para seu consumo. Temos aqui o caldeirão, o arroz e o fogo, ao ferver o arroz é produzido o vapor da água, este vapor seria o Qi. Em todo o processo a energia está presente, mas o que é mais valorizado pelo oriental e insignificante ao ocidental é o vapor. O vapor da água (Yang) queimada pelo fogo, movimento e energia (Kung) para transformar o arroz (Yin) em alimento comestível. O Qi é então o ar que inalamos e exalamos.
Interessante esta forma de pensamento, não!  Valorizar o que não é concreto, material...
E assim o é para toda a teoria oriental, o valor mais importante não está no bem material, mas nos verdadeiros valores do ser humano: força, garra, respeito, atitude, honra... 
Pois é, como esta filosofia é muito antiga, cerca de 5.000 anos e suas raízes, forma original de pensamento, foram preservadas e traduzidas do livro citado anteriormente, suas traduções e interpretações sofreram mudanças.
Kung ou Gong para o oriental significa trabalho, a tradução para o ocidente foi treinamento, o que não deixa de ter relação direta, mas na essência a tradução ao pé da letra de Qi Gong é: Trabalhar o ar que inalamos e exalamos. 
Claro que para o ocidental fica mais fácil entender: Treinar a Energia.
Então, agora conseguimos interpretar e entender o motivo da prática focar e dar tanta importância a respiração ao realizar os movimentos e posturas: O nosso corpo (caldeirão) ao alimento que consumimos (Yin) e a prática dos movimentos (Fogo) gera o que buscamos (Qi / Repiração / Ar) ENERGIA para uma vida longa e saudável.
Portanto a forma correta é Qi Gong, mas é aceitável escrever-se Chi Kung.
Que seu Qi, flua livre e suave!
Texto: Wagner Lucca - praticante de Qi Gong

Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas / Quartas / Sextas - 9h às 10h
Prof. Valtesil Oliveira
Venha praticar uma aula experimental
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui



quarta-feira, 21 de março de 2018

Estresse relacionado ao Universo Feminino

A terapeuta acupunturista Luciene Diniz fala aqui sobre as implicações de uma vida de compromissos e responsabilidades da mulher somando-se ao ciclo menstrual (TPM) os quais potencializam os malefícios do estresse e as possibilidades de tratamento.







Instituto TAO
Equilíbrio para você!
F: (11)2967-0598 ou 3926-0599
www.institutotao.com.br
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP

sexta-feira, 9 de março de 2018

Estresse na visão da MTC e o conceito Yin / Yang

O terapeuta acupunturista Wagner Lucca fala um pouco a respeito do conceito das energias Yin / Yang e o Estresse.







Instituto TAO

Equilíbrio para você!

F: (11)2967-0598 ou 3926-0599

www.institutotao.com.br

Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP

sábado, 3 de março de 2018

Estresse! Como funciona e os efeitos em nosso organismo.





A acupunturista Luciene Diniz, fala um pouco dos estímulos positivos e negativos, conceitos e fisiologia da saúde à doença.
F: (11)2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Instituto TAO
Equilíbrio para você!


Nosso site: INSTITUTO TAO - click no link

domingo, 25 de fevereiro de 2018

O que é Apong?

Resultado de imagem para apong koryo sooji chim

Os apongs são minúsculas estruturas feitas de alumínio (ions positivos), substituem agulhas de acupuntura, causando efeitos sob as células da pele, equilibrando assim os íons do corpo, tendo também efeito de eletro-magnetização que estimulam a circulação sanguínea quando colocados sob a pele com auxilio de fita adesiva micropore nos pontos de acupuntura. 
Portanto atuam na esfera da circulação energética dos pontos de acupuntura.

Existem apongs prateados para dispersar o excesso de energia, dourados para tonificá-los e de cobre considerados neutros para harmonizar o ponto. 

São materiais que eram utilizados especificamente pela prática da acupuntura Coreana nas mãos (Koryo Sooji Chim) e hoje é mais um recurso também para estimular pontos de acupuntura como apoio a outras técnicas.

Usado principalmente em pessoas que tem receio as agulhas ou alérgicas ao metal.
Não há restrição quanto ao seu uso e a idade da pessoa que irá ser tratada com eles. 
É indolor, recomendado principalmente para crianças.
Aplicado nas mãos, orelha ou qualquer outra parte do corpo, conforme a necessidade. Podem ser utilizados somente os estímulos com apongs ou em conjunto com outras terapias como sementes, agulhas, moxabustão, ventosas, stipers...

Tratamentos


Psicológicos – Ansiedade, Insônia; Imunológicos – Alergias em geral, Sinusite, Rinites; Ortopédicos - Tendinites, Lombalgias, distensões musculares; Ginecológico – Cólicas; Enurese (xixi na cama); Oncológico – Náuseas; Diversos – Dores de cabeça, Tabagismo, Síndrome de Raynaud, Azia, Gastrite e Refluxo, Cólica Estomacal, Cólica Intestinal;. Pulmonares - Sinusite; Asma, Resfriandos...

   



Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Alimentação na Medicina Oriental





Ciclo de orientações terapêuticas:
Alimentação / Atividade Física / Gerenciamento do estresse e Autoconhecimento.
A acupunturista Luciene Diniz fala sobre o processo mental na ingestão dos alimentos segundo as Medicinas Orientais.
F: (11)2967-0598 ou 3926-0599
www.institutotao.com.br
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Instituto TAO
Equilíbrio para você!

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Apresentação do novo: Ciclo de orientações terapêuticas TAO





Acompanhe agora nossos terapeutas no novo:


Ciclo de orientações terapêuticas TAOAjudando você com informações pertinentes sobre saúde física, mental e energéticaF: (11)2967-0598 ou 3926-0599www.institutotao.com.brRua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SPInstituto TAOEquilíbrio para você!

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Acupuntura para as crianças















Você já pensou em fazer acupuntura no seu filho, mas treme só de pensar nas agulhas? Saiba que o método pode ser utilizado tranquilamente em crianças e que, muitas, vezes, os pais têm mais medo que os pequenos.
A acupuntura estimula pontos específicos do corpo humano, onde se encontram muitas terminações nervosas, usando agulhas, calor, laser, pressão dos dedos, ventosas ou eletrodos. Para as crianças, não há diferença do tratamento tradicional, mas podem ser utilizados estímulos como o laser de baixa frequência e stiper (pastilhas de silício) que são fixadas nos pontos de acupuntura.

QUANDO FAZER?

As maiores indicações são para os quadros de ansiedade, enurese notura (xixi na cama), falta de apetite, resfriados, dor de cabeça, sinusite, asma, entre outros. A acupuntura pode ser feita até em recém-nascidos. As agulhas podem ser utilizadas a partir dos 5 anos.

QUAIS OS BENEFÍCIOS?

A acupuntura tem grande efeito no estado emocional dos pequenos. Além de combater as doenças, é comum os pais observarem melhorias na qualidade de sono e comportamento escolar, entre outros.

HÁ CONTRAINDICAÇÃO?

O tratamento não tem contraindicação, mas é necessário que seja feito com um profissional habilitado, com experência em atendimento infantil.

QUANTO TEMPO DEMORA?

As sessões demoram, em média, 5 minutos e são feitas uma vez por semana.Já o tempo de tratamento varia de acordo com a gravidade do distúrbio que a criança apresenta.
Vale salientar que a acupuntura é só um dos recursos da Medicina Tradicional Chinesa. Para potencializar os resultados, podem ser adotados a alimentação bioenergética (equilíbrio através dos alimentos), florais, homeopatia e fitoterapia. É importante que desde cedo ensinemos nossos pequenos a conhecer e observar seu corpo e como o meio ambiente pode interferir em nossa saúde.

Fonte: http://www.personare.com.br/acupuntura-para-as-criancas-m926

Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP

Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

sábado, 10 de fevereiro de 2018

A cromoterapia nas crianças

Como as cores influenciam no quarto do bebê


Você sabe que as cores podem influenciar no nosso estado de ânimo? E isso também inclui o nosso bebê. Assim que vamos contar quais sensações são capazes de provocar as cores básicas para que você leve em conta na hora de decorar o quarto do seu bebê.

Em que influencia cada cor no estado de ânimo do bebê

a-cromoterapia-nas-crianças A
Aqui a gente apresenta algumas das cores principais que transmitem o estado de ânimo da criança. Aprenda a utilizá-los na hora de decorar o quarto do bebê dependendo do que você queira conseguir. 
BRANCO: 
É a cor símbolo da pureza por excelência, e um dos mais utilizados nos quartos do recém-nascido. É associado à limpeza, inocência e segurança. É considerada como a cor da perfeição e produz uma sensação de otimismo sensação de otimismo. É capaz de ‘purificar’ a mente e a sua utilização em espaços pequenos os amplia visualmente. 
AMARELO: 
Simboliza a luz e representa a alegria, inteligência, felicidade e energia. É uma cor quente, assim que provoca sensação de aumentar a temperatura e gerar atividade muscular. Deve-se ter cuidado, já que utilizada em excesso pode provocar um aumento do choro do bebê pelo seu efeito perturbador e estimular a atividade mental. 
LARANJA:
Outra cor da gama das cores quentes, assim que também produz sensação de felicidade e energia. É uma cor que estimula o entusiasmo e a criatividade por provocar um maior aumento de oxigênio ao cérebro. Inclusive é capaz de estimular o apetite. Da mesma forma que o amarelo, seu uso excessivo em um quarto de bebê produzirá um aumento de ansiedade.
VERMELHO:
Símbolo do fogo e do sangue associa-se ao perigo e também à paixão e o amor. Emocionalmente é muito intenso e provoca um aumento da pressão arterial e do ritmo respiratório. É uma cor muito vital e com muita força, por isso o seu uso deve se limitar a pequenos detalhes. É perfeito para combinar com o branco, que reduz a sua intensidade.
ROXO:
Começamos a entrar na gama das cores frias. Esta cor mescla o azul e o vermelho, combinando estabilidade e energia. É um símbolo de nobreza, poder e luxo e está associada à criatividade e sabedoria e a criança gosta muito. É útil para diminuir o nervosismo, mas em excesso provoca pensamentos negativos..
AZUL:
Cor profunda, símbolo do céu e do mar, produz sensação de estabilidade, confiança, e serenidade. Produz um efeito relaxante e acalma os estados de nervosismo e de ansiedade. Perfeito em tons suaves para os quartos dos bebês.
VERDE:
Por excelência é uma cor da natureza e que representa a harmonia, a fertilidade, frescor e esperança. Transmite segurança e é a cor mais relaxante. Revitaliza o espírito e por estar dentro da gama de cores frias, produz sensação de diminuir a temperatura ambiental. 
NEGRO:
Não é uma cor associada à decoração infantil pelas suas conotações de medo. Também se associa à elegância e ao poder e junto às cores quentes como o vermelho e laranja, tem um efeito revigorante e agressivo. 
Fonte: Vilma Medina - 20 de abril de 2015 - https://br.guiainfantil.com/materias/decoracaoa-cromoterapia-nas-criancas/
Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

Reiki - Enraizamento ou como enraizar

Este processo de enraizamento pode ser mais ou menos intenso de pessoa para pessoa. O excesso de enraizamento pode também ser prejudicial pois torna-nos rígidos e pode ainda causar dores na coluna.
Vantagens do enraizamento
  • Mais centrado;
  • Aumento da concentração;
  • Evita a dissipação de energia pessoal;
  • Equilíbrio das duas energias – Céu (Rei) e Terra (Ki);
  • Permite escoar o excesso de energia;
  • Ajuda a lidar com energias mais densas no dia-a-dia ou durante um tratamento.

Enraizamento – visualização da árvore

Se queremos manter-nos enraizados, ou seja, ligados à Terra e à sua energia podemos usar esta simples técnica de visualização. Onde estiver a nossa imaginação, atenção, está a nossa energia. Coloquem os pés na mesma linha dos ombros e as mãos com as palmas viradas para baixo, caso queiram reforçar o vosso enraizamento.
  • Visualizar todo o nosso corpo como uma árvore;
  • Imaginar os pés como sendo as raízes;
  • Deixar fluir as raízes para os lados e para baixo, cada vez mais fortes e a agarrarem-se à Terra;
  • Descer até ao centro da Terra;
  • Visualizar uma bola de luz vermelha;
  • Agarrar essa bola de energia;
  • Trazer pelas raízes essa energia vermelha até aos pés, aos joelhos, ao chakra raíz;
  • Sentir que estamos presos, ancorados à Terra.

Enraizamento – tubos para descarregar

O enraizamento serve também para descarregarmos energia, quer seja a que acumulamos no nosso dia-a-dia, ou aquela com que possamos estar a lidar ao longo de uma sessão de Reiki. Se não soubermos descarregar esse excesso de energia, o nosso corpo poderá demonstrar reacções para que se possa libertar, aí surge no terapeuta aquilo que chamamos a crise de cura.
Para descarregar energia mais rapidamente, podemos imaginar que agarrado ao nosso chakra raiz estão dois tubos que descem para a Terra, um em cada perna. Esses tubos podem ser alargados, na medida da nossa necessidade para descarregar energia. Devemos imaginar que essa energia em excesso é descarregada pelos tubos, saindo pelos pés. Se quiserem, podem acompanhar esta visualização com a técnica chuva de Reiki.
Fonte: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2014/04/enraizamento-ou-como-enraizar/
Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

A importância do banho seco – Kenyoku-ho a limpeza energética


IN NÍVEL 1 SHODENREIKITÉCNICAS DE REIKI
O banho seco, ou kenyoku-ho é uma técnica que aprendemos no Shoden, o despertar, nível 1 de Reiki. Serve, essencialmente, para a nossa limpeza energética.

 Como realizar o banho seco

  1. Ligar à energia Reiki
  2. Sentir como se está
  3. Limpar o peito na diagonal, do ombro esquerdo para a anca direita e do ombro direito para a anca esquerda
  4. Limpar o braço esquerdo com a mão direita, como se fosse uma lâmina a cortar
  5. Limpar o braço direito com a mão esquerda
  6. Limpar o chão (não faz parte da técnica mas é importante para a eliminação da energia mais densa)
  7. Agradecer

Quando praticar o banho seco

O banho seco pode e deve ser praticado sempre que sintam necessidade de eliminar alguma energia mais densa ou ainda necessidade de concentração. Ao limparmo-nos de energias densas, estamos mais predispostos à prática, a uma vivência harmoniosa e centrada.
Fonte: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2014/09/a-importancia-do-banho-seco-kenyoku-ho-a-limpeza-energetica/
Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

Nentatsu Ho – o pensamento positivo

Reiki elevação da consciência

Nentatsu Ho é a técnica de atingir o pensamento, de alcançar o pensamento positivo, dada pelo Mestre Usui no Shoden, o nível 1 de Reiki. Pode ser usada para reforçar a prática dos cinco princípios.

SEIKAKU-KAIZEN-HO ou NENTATSU ou Sei Heki Chiryo-ho

nentatsuSeikaku significa “carácter”, Kaizen significa “melhorar” e Ho significa “técnica”. É também conhecida por Nentatsu. Nen significa “pensamento” e Tatsu significa “atingir”. O Mestre Hiroshi Doi denomina esta técnica de Seiheki-Chiryo-Ho. A técnica ajuda-nos a desenvolver uma atitude positiva perante as mais difíceis situações.
  1. Esvaziar a mente, colocar a atenção no aqui e agora;
  2. Coloca-se uma mão no Chakra Frontal e a outra na nuca, enviando Reiki para o subconsciente;
  3. Devemos usar pensamentos para enviar mensagens silenciosas ao subconsciente do receptor ou afirmações em voz alta visando nossa meta;
  4. Por ser uma técnica de transmissão de mensagens, recomenda-se a sua aplicação sempre, em qualquer tipo de tratamento por 1 ou 2 minutos. Devemos fazer uso da intuição;
  5. Ao final da sessão, retiramos a mão do Chakra Frontal e aplicamos Reiki somente na parte superior da cabeça. Nesse estágio final não deve ser transmitida nenhuma mensagem.
Esta técnica pode ser aplicada em si mesmo ou em outra pessoa. Ao aplicar em outra pessoa, tenha certeza de que a mensagem enviada é exactamente o que o receptor deseja. É melhor e mais eficiente transmitir mensagens curtas em diversas aplicações do que enviar uma mensagem longa.

Fonte: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2013/06/nentatsu-ho-o-pensamento-positivo/
Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

Reiki para crianças hiperactivas

Falta de concentração, agitação, reacções intensas, emoções descontroladas, insatisfação e alguns problemas de comunicação podem ser sinais de uma criança hiperactiva. Um diagnóstico destes apenas pode ser feito pela especialidade médica mas, numa perspectiva do cuidado integral da pessoa, o Reiki pode dar uma resposta válida. Reiki para crianças hiperactivas é uma opção quando temos uma abordagem holística e pretendemos trabalhar com a criança de uma forma natural e complementar ao seu tratamento médico.

Tratamento de Reiki para crianças hiperactivas

Reiki não funciona segundo fórmulas matemáticas ou químicas. A energia é ainda algo de muito desconhecido para nós, pelo que temos que nos basear em muito do que o byosen (o sentir) e o Reiji-ho (a intuição) nos diz. A sensação aliada à intuição poderá indicar formas para o tratamento no momento. Não nos podemos esquecer de aliar os cinco princípios – só por hoje, por isso, cada tratamento é único, é para o momento, para o tratamento da causa e dos efeitos. Ao fazer um tratamento de Reiki para crianças hiperactivas, o terapeuta terá que estar com a sua percepção bem desenvolvida. «O que me transmitem as mãos em cada posição? O que há de ligação ou falta de ligação energética? Qual o chakra dominante na criança, qual o mais necessitado?»

Os cinco princípios

Reiki tem algo de fundamental que traz a verdadeira transformação – os cinco princípios. Partilhar estes princípios com a criança a ser tratada, poderá trazer toda uma nova comunicação e desenvolvimento terapêutico. Por exemplo, em cada sessão, trabalhar um princípio e dar esse princípio para ser trabalhado entre sessões, criativamente. Com desenhos, com formas, com o que a criança sentir. Para isto, também o terapeuta terá que já ter vivenciado os princípios e tido as suas experiências transformadoras.

Técnicas de reiki no tratamento

Além do byosen, a sensação das desarmonias e do reiji-ho, o trabalho da intuição, o terapeuta pode aplicar as seguintes técnicas, caso lhe façam sentido, no percurso terapêutico:
  • Nentatsu, para mudar os padrões de pensamento
  • Seiheki Chiryo, para trabalhar os aspectos emocionais
  • Hesso Chiryo, desintoxicação
  • Gedoku Chiryo, desintoxicação, harmonização.

Alguns pontos de tratamento específico

O terapeuta decidirá como realizar o tratamento dependendo da energia da criança, no momento. Cada sessão é única, cada terapeuta é único. Estes pontos podemos considerar como extra num tratamento completo.
  • Avaliar os canais energéticos, onde pode haver bloqueio, excesso ou mesmo interrupção?
  • Avaliar se há uma ligação correcta entre o chakra da coroa e cardíaco, se não houver, onde falta essa ligação?
  • Trabalhar o enraizamento na criança
  • Avaliar a tristeza e o seu poder pessoal
  • As cinco posições tradicionais do Mestre Usui, pois foca muito o tratamento da cabeça
  • Terceira visão
  • Coroa e terceira visão
  • Coroa e chakra cardíaco
tratamento da crianças com hiperactividade joão magalhães
A criança pode (deve) participar no tratamento, para isso, é imaginar como um rio que entra dentro dela e lhe traz serenidade, ou outras técnicas visuais que a poderão auxiliar-se a descontrair e a usufruir do tratamento. A criança deve também estar à vontade para falar, isso poderá ser perturbador para o terapeuta mas com a prática, o mesmo perceberá que a energia flui e que é importante a criança comunicar. Pode até ser desenvolvida uma história com a criança como a usada com o «Super Reikinho™»

Iniciar crianças hiperactivas no Reiki

Além do tratamento que pode ser feito através do Reiki, a aprendizagem deste Método de Cura Natural poderá ser uma grande mais valia para a criança e para os pais. Não porque o Reiki tenha alguma promessa de cura mas sim porque traz ferramentas de autocuidado e autoconsciência para a criança, toda uma outra dimensão para a sua vida que ajudará a ligar emoções e os vários aspectos da comunicação. . Qualquer Mestre pode sintonizar uma criança hiperactiva, o processo é o mesmo que para qualquer outra pessoa ou criança, no entanto, há sempre a sensibilidade, a capacidade de entendimento (mútuo), de sinergia e a forma de lidar com a criança. Mais importante ainda que a escolha do mestre é a própria escolha da criança. Quer mesmo aprender Reiki, para quê? A partir desse para quê e porquê, todo o trabalho pode ser feito de uma forma completamente diferente. Apesar de haver um défice de atenção, não existe défice de sensibilidade, esse por vezes está ainda mais acentuado.

O autotratamento

Geralmente, após um curso de Reiki, o praticante deve realizar 21 dias de autotratamento. Muitos praticantes não o conseguem fazer pelas atividades exigentes do dia, por não estarem devidamente motivados, outros por talvez não compreenderem a importância do cuidado a si mesmas e o impacto positivo que terá na sua vida. Numa criança hiperactiva, não podemos esperar que estejam 20 a 40 minutos sentados sossegados a fazer todas as posições. Por isso temos que ser criativos. O autotratamento de Reiki não é obrigatório mas é ele que nos traz harmonia em todos os corpos – físico, emocional, mental e espiritual. Ele mostra-nos onde estão os nossos desequilíbrios e traz-nos a possibilidade de nos tratarmos ou procurarmos um outro tratamento, reconhecendo as nossas debilidades. No caso de uma criança com hiperactividade poderá trazer-lhe alguns benefícios, tais como:
  • Maior foco, capacidade de concentração – ao estar centrado no fluxo energético, ao trabalhar a sua harmonia, a criança sente, aprende sentir e a estar em equilíbrio;
  • Tranquilidade – Reiki harmoniza o que possa estar a criar uma sobre-excitação na criança;
  • Comunicação clara – ao trazer harmonia entre a sua mente e coração, a comunicação estará facilitada. Não esquecer, no entanto, que a comunicação é peculiar em cada pessoa e que nós temos também que saber escutar, de olhos e coração.

Técnicas de Reiki que podem ser ensinadas às crianças

Estas são apenas algumas técnicas simples que podem ser ensinadas:
  • Enraizamento – ajuda a estar no aqui e agora, no momento presente;
  • Banho seco – ajuda a remover o excesso de energia no corpo e ligações supérfluas;
  • Nentatsu – alcançar o pensamento positivo.
Dêem também algum crédito à capacidade de realização das crianças, 2 minutos de prática deles pode exceder os nossos 10 minutos. Passo a passo, estarão a criar gosto, vontade e transformação em si mesmos, apenas precisam compreender porquê. Experimentem realizar estas técnicas em locais diferentes, não forcem, não façam com que isto pareça uma obrigação mas sim uma brincadeira inteligente, sensível.
A família é importante neste processo terapêutico. O seu bem-estar e equilíbrio irão influenciar a criança, a sua capacidade de também dialogar com Reiki é importante.
A família é importante neste processo terapêutico. O seu bem-estar e equilíbrio irão influenciar a criança, a sua capacidade de também dialogar com Reiki é importante.

Não esquecer dos pais

Integrar os pais nos tratamentos de Reiki (ou até na aprendizagem) poderá ser importante. Por um lado, compreenderão a dimensão que está a ser tratada no seu filho, por outro lado, estarão também a harmonizar todo o desgaste, muitas vezes impensável, ao qual estão submetidos. A aprendizagem de Reiki poderá ajudar na integração familiar, na capacidade de reacção positiva às situações de hiperactividade além com a capacidade de autocura, autotratamento, poderão praticar em conjunto, auxiliar nas dúvidas ou ainda, participar no percurso terapêutico colocando também as mãos na criança para que atinja harmonia.
Fonte: https://www.joaomagalhaes.com/o-tao-do-reiki/2014/10/reiki-para-criancas-hiperactivas/
Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui