sábado, 24 de dezembro de 2016

Oxigenar Chá é Fácil e Realça o Aroma e Sabor

O sabor e aroma do chá aumentam com o processo de oxigenação, incrivelmente simples porém ainda muito pouco utilizado no nosso meio. Quanto mais você agitar o chá, mais oxigênio livre (da atmosfera) se solubilizará à água (a qual perdeu esse oxigênio para a atmosfera com o aquecimento). O oxigênio livre, dissolvido na água, é reativo e extrai mais substâncias aromáticas das folhas (ervas) do chá, tornando-o, portanto, muito mais delicioso em comparação àquele chá servido sem este cuidado. O chá que estou servindo neste vídeo é de folhas frescas de hortelã. O vídeo é de poucos segundos de duração e mostra como oxigenar o chá na hora de servir. Para oxigenar o chá, basta despejar afastando o quanto mais o bule da xícara. Caindo de uma altura maior, o chá cria uma “turbulência” na xícara, onde se formam bolhas de ar, permitindo que o oxigênio do ar penetre e se dissolva no chá.

Aviso: gotículas de chá irão certamente cair para fora da xicara à medida que você despeja de uma boa altura. Leve isso em consideração e mantenha o procedimento à distância de sua roupa e outras pessoas. 

Oxigenando o chá, o sabor é realçado e torna a sua experiência de tomar chá ainda mais deliciosa.
Procure trocar o hábito do café pelo de chá. Tomar regularmente um chá de erva não estimulante do cérebro (como chá de hortelã, cidreira, camomila, alecrim, manjericão, melissa) é muito mais saudável que tomar regularmente café ou mesmo chá estimulante (ex: chá mate, verde, branco, preto). Aguarde maiores explicações para um próximo artigo, mas por enquanto basta dizer que o uso habitual de estimulantes do cérebro não combina com o dia-a-dia do mundo contemporâneo, já repleto de fatores estimulantes para nosso sistema nervoso. Mais ainda caso você sofra de dores de cabeça (clique aqui para ler um artigo a respeito disso). Mas relaxe, não estou dizendo para jamais tomar café – só sugerindo que o melhor seria não tornar o café um hábito quotidiano, mas sim uma indulgência ocasional.
Prefira tomar chá de folhas frescas àquele de folhas secas vendido em saquinhos (sachês). As folhas secas concentram o agrotóxico (veneno) utilizado no cultivo das folhas, em até 10 vezes, comparado às folhas frescas. Além do mais, no caso das folhas secas existe a possibilidade de ter sido acrescentado algum produto químico, por exemplo, aromatizantes e até mesmo glutamato monossódico!
Chá de hortelã, por exemplo, é fácil até mesmo de encontrar em qualquer restaurante ou casa de café. Pode ser que a casa tenha por padrão servir o chá de saquinho, mas nada impede que você pergunte se é possível que seu chá seja das folhas frescas – que provavelmente estão na cozinha para temperar outros alimentos.
Com o bule e a xícara à sua frente, não deixe que alguém sirva seu chá. Faça-o você, pois dessa forma você garante que irá oxigená-lo, desepejando o chá com o bule a uma boa altura da xícara e, assim, irá deixar seu chá mais gostoso, além de criar e reforçar um novo ritual na sua vida – tomar e servir para seus amigos um belo chá. No verão, sirva resfriado ou à temperatura ambiente, com uma ou duas pedras de gelo.

Chá Com Açúcar ou Adoçante Não Combina e Não Faz Bem

Chá é um paladar adquirido, assim como cerveja, whisky, vinho. Ou seja: você não nasce gostando, mas aprende a gostar. Da mesma forma que não se põe açúcar  ou adoçante no vinho, cerveja e whisky, não se deve por açúcar ou adoçante no chá. Se seu chá de hortelã, alecrim, manjericão (e até chá verde) está amargo, é porque o preparo foi inadequado – provavelmente a temperatura da água estava muito alta, liberando da folha compostos químicos chamados taninos que amargaram o chá. (Re)Aprenda a degustar seu chá ao natural, sem açúcar ou adoçante, para o bem do seu paladar e saúde.
Fonte: http://www.medicinadoestilodevida.com.br/cha-oxigenado/


Nenhum comentário:

Postar um comentário