domingo, 4 de outubro de 2020

Cuide de você – O Chi Kung para a Energia e a Saúde

Um dos princípios mais importantes da medicina oriental é o de que cada pessoa pode ser responsável por sua saúde. É claro que os bebês precisam que alguém tomo conta deles, assim como aqueles ou estão muito doentes ou os moribundos. Mas, muitas vezes, o melhor cuidado que podemos prestar, mesmo nessas situações, é o de nutrir os processos naturais que estão acontecendo na vida dessa pessoa.

Podemos aplicar essa filosofia em nossa vida diária. É um erro pensar que podemos alcançar a saúde confiando unicamente em cuidados externos. Os maiores médicos e farmacêuticos afirmam que o sucesso de qualquer tratamento depende não só da habilidade do médico especialista, mas também do comportamento do paciente, incluindo seu desejo de se recuperar. O papel decisivo que cada pessoa representa em sua própria saúde tem se mostrado uma característica central dos cuidados chineses com a saúde desde as épocas mais remotas. Essa cultura da responsabilidade pessoal inclui a manutenção constante dos níveis de energia de cada indivíduo.

Nas sociedades orientais, inúmeras pessoas, das mais novas às mais velhas, começam seu dia cuidando da saúde. São vistas por toda a parte, em parques e jardins, realizando uma notável variedade de movimentos – todos destinados a cultivar a energia interna.

A característica dessa espécie de exercícios, como você poderá notar nas práticas apresentadas neste livro, é que eles não são do tipo de atividade que castiga, geralmente associada aos exercícios para a boa forma no Ocidente.

Os exercícios de cura e de alongamento geralmente são suaves, São praticados lenta e calmamente. Alguns deles sequer envolvem movimento. Basta manter uma postura, talvez fazer leves ajustes, como levantar ou abaixar os dedos dos pés enquanto permanece sentado.

Aparentemente, esse tipo de trabalho interior é o oposto do exercício. Porém, é por intermédio desse método equivocadamente insignificante que gerações vem aprendendo a cuidar de si mesmas e de suas famílias durante os estresses e as tensões da vida.

Pesquisa: Wagner Lucca – Acupunturista e praticante de Chi Kung

Fonte: O Caminho da Cura – O Chi Kung para a Energia e a Saúde. Mestre Lam Kam Chuen. (Ed. Manole, 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário