domingo, 10 de fevereiro de 2019

Meditação vipassana: a técnica de purificação mental


A meditação Vipassana é uma prática poderosa para erradicar as causas finais do sofrimento e obter a verdadeira felicidade resultante da libertação completa. Além disso, é uma das mais antigas técnicas de meditação na Índia. É um caminho transformador baseado na auto-observação e contemplação.


A Vipassana consiste em usar a nossa mente para encontrar as respostas para as grandes questões que nos afetam e que, de alguma forma, nos acompanham desde o início dos tempos: Quem sou eu? Como posso me libertar do sofrimento? Qual é a minha relação com o mundo?
Aqueles que dedicam as suas vidas a instruir os outros na prática da meditação muitas vezes repetem a mesma frase para os seus alunos: “Você precisa perceber onde está para chegar onde precisa ir”. Longe de ser a clássica e enigmática frase que diria o mestre Yoda, ela contém uma grande evidência sobre a qual vale a pena refletir por um momento.
“A meditação nos ensina a curar o que não pode ser suportado e a suportar o que não pode ser curado”.
-Allan Lokos-
No nosso agitado mundo moderno há muitas pessoas que colocam na sua vida mil e um projetos, desejos e objetivos. Todos nós fazemos isso. Na verdade, cada um de nós define grandes metas para um futuro próximo. No entanto, antes de alcançarmos esses objetivos devemos esclarecer de onde estamos partindo.
É necessário ver clara e objetivamente onde estamos, o que é tudo isso que nos cerca e que, de alguma forma, pode condicionar o acesso a esses propósitos vitais e, em última análise, nos fazer sofrer.
Temos o péssimo hábito de não nos aprofundarmos no sofrimento de fugir e aceitar o que nos incomoda. Somos especialistas na arte da ignorância, sem percebermos que, precisamente, é isso que nos leva a tropeçar e, às vezes, a cair na lama pesada causada pela progressão das nossas ações. As emoções conflitantes, como o ódio e a raiva, juntamente com o nosso egocentrismo, nos aprisionam e nos impedem de seguir em frente. Agora, como poderemos nos libertar?
A meditação budista tem dois aspectos que podem nos ajudar: samatha e vipassana. Embora neste artigo queiramos nos aprofundar na vipassana, é conveniente esclarecer que a prática de samatha é fundamental. Porque se não formos capazes de parar e obter uma clareza mental, não poderemos alcançar a mais profunda observação ou vipassana, uma prática isenta de todos os tipos de filosofia, seja religiosa ou doutrinal, para colocar ao nosso alcance uma estratégia de crescimento pessoal.
Assim, somente quando a mente estiver tranquila, seremos capazes de perceber muito mais coisas, chegar com maior segurança e equilíbrio aos objetivos propostos e, finalmente, desvendar as respostas desses mistérios que, às vezes, nos governam.
Pessoa praticando meditação vipassana

O que é a meditação vipassana

As pessoas que não estão familiarizadas com o mundo da meditação provavelmente pensam que todas são iguais. Meditar, para qualquer principiante, não parece mais do que um exercício em que você se senta numa certa posição, fecha os olhos e relaxa a mente. Agora, as pessoas que praticam a meditação Vipassana indicam que é crucial diferenciá-la de outras práticas.
  • Para começar, diz-se que ela tem mais de 2.500 anos de idade. Além disso, há textos que revelam que a sua origem vem da Índia, e que o próprio Buda Gautama a recuperou do esquecimento.
  • Além disso, a vipassana se traduz como um insight. Ou seja, como a capacidade de perceber e ver as coisas em toda a sua realidade, com todas as suas prodigiosas nuances. Em essência, é um impulso que, como um despertar, nos torna capazes de perceber algo e, por sua vez, permite nos livrarmos dos equívocos e das falsas crenças em relação à mente e ao mundo. O seu objetivo final é ver a realidade sem qualquer tipo de filtro, isto é, realizar uma observação profunda.
  • Um dos princípios da meditação Vipassana é nos fazer entender que a vida é frequentemente coberta por um tecido granular, denso e complexo. Somente quando aprendermos a meditar, poderemos treinar os nossos olhos para vermos através dessa textura com total clareza.
Meditação vipassana

Como é praticada a meditação Vipassana?

A meditação Vipassana requer que nos aproximemos com uma atitude muito particular. Devemos deixar de lado tudo que ouvimos ou acreditamos sobre a própria meditação em geral. Precisamos banir os preconceitos, estereótipos e qualquer tipo de concepção que possamos ter sobre ela.
É uma maneira de purificar o nosso foco, de estar mais receptivo do que nunca a tudo o que vamos aprender e experimentar. Não podemos esquecer que a mente, por si só, é muito enganadora. Às vezes, ficamos presos em um ciclo complexo de ideias, percepções, crenças e esquemas que dificultam a nossa abertura para o que nos rodeia. O que a meditação Vipassana exige é essa abertura.
  • Como já dissemos, nessa prática a respiração é combinada com o foco mental. Portanto, devemos estar cientes de cada sensação durante a entrada e saída de ar pelo nariz.
  • Além disso, devemos colocar o foco da atenção em algo muito específico (algumas pessoas olham para uma vela ou um objeto) para tomarmos consciência de como a nossa mente vagueia. Ela faz esforços para sair, para nos desobedecer.
  • Quando estamos focados em algo estável, fixo e imanente, estamos treinando a nossa percepção e atenção.
  • Da mesma forma, enquanto inspiramos e expiramos, devemos também estar conscientes das sensações experimentadas pelo próprio corpo. É como fazer um scanner do organismo e das suas sensações, todas que pudermos perceber da cabeça aos pés.
Depois de realizar esse treinamento físico por 10 a 15 minutos, chegaremos à nossa mente, ao nosso pensamento. Para isso, podemos nos concentrar em uma questão específica ou observar um evento externo. Observaremos o que está dentro de nós, vamos depurar os medos, ideias, pensamentos, crenças. Vamos ‘deixá-los ir’ enquanto a nossa mente flui, se acalma, relaxa…
Os textos antigos de Pali comparam a meditação Vipassana com o processo de domar um elefante selvagem. No princípio ele será violento, inquieto e muito nervoso. Mas, se nos aproximarmos com gentileza, calma e intuição, ele começará a ser receptivo às nossas carícias.



 Homem se dedicando à meditação vipassana

Os benefícios da meditação Vipassana são múltiplos, bem como aqueles que compartilham com os tipos de meditação mais básicos. Permite o amadurecimento da visão, causando o que Paravritti chamou de “um mergulho no lugar mais profundo da consciência”. A Vipassana nos oferece a possibilidade de alcançarmos a realidade última para vermos as coisas como elas realmente são.
Além da meditação, existe o conhecimento Vipassana, que é acessado pelos alunos mais avançados. Aqueles que são atraídos pelas virtudes dessa prática tendem a se aprofundar um pouco mais no conhecimento da mente e sua relação com o corpo. Assim, e dentro dessa abordagem ancestral, encontramos os 16 conhecimentos Vipassana.


Estes pilares teóricos vão desde o conhecimento da relação causa-efeito entre os estados mentais e físicos (paccaya nana pariggaha), até o conhecimento que analisa as impurezas da nossa mente (nana paccavekkhana). Estamos, sem dúvida, diante de um método muito interessante para aprendermos a nos conectarmos de maneira mais positiva e sábia com os nossos estados mentais… Um exercício que é sempre bom praticar.
Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas / Quartas / Sextas - 9h às 10h
Prof. Valtesil Oliveira
Venha praticar uma aula experimental
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui

6 exercícios simples de meditação


O estresse se alimenta de problemas em diversos âmbitos, ou simplesmente de um ritmo de vida no qual os descansos são cada vez mais raros. Por isso, hoje vamos mostrar alguns exercícios simples de meditação que podem ajudá-lo a liberar a tensão acumulada do dia a dia.


A meditação facilita o autoconhecimento. Trata-se de uma técnica milenar que se originou na antiga Índia, é muito comum nas crenças budistas e hinduístas e se popularizou bastante no Ocidente durante os últimos anos.
Entre os benefícios da meditação, nós podemos ver uma importante melhoria na capacidade de concentração e no aperfeiçoamento da memória. Além disso, ela possibilita o relaxamento físico e mental a um nível geral.
Meditar também pode nos tornar mais fortes diante de algumas ameaças contra a saúde, já que a meditação contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

Exercícios simples de meditação

1. Concentrar a atenção na respiração

O primeiro destes exercícios de meditação também é um dos mais fáceis de incorporar à nossa rotina. Devemos nos sentar em uma posição relaxada e com os olhos entreabertos.

Enquanto isso, concentre toda a atenção na respiração, sem tentar modificar nenhum desses parâmetros. Tente sentir o ar entrando e saindo. Neste momento, é bem comum que apareçam muitos pensamentos que acabam distraindo a atenção. Agora, a nossa missão vai ser ignorá-los até perderem a força.
 Pausa no trabalho para meditar

2. Contar de trás para frente

Esta técnica é muito simples e também bastante útil na hora de meditar. Com os olhos fechados, vamos começar a contar de trás para frente, a partir de números elevados, como o 50 ou o 100, até chegar ao número zero.
O objetivo desta prática é concentrar a atenção em um único pensamento/atividade, de modo que nós consigamos eliminar as sensações provocadas pelo resto dos estímulos.

3. Examinar o nosso próprio corpo

Este é um dos exercícios simples de meditação mais interessantes. Devemos começar a examinar as diferentes partes do nosso corpo. Para isso, o mais recomendável é nos concentrarmos em um lugar de pouca estimulação. Depois, vamos colocar a nossa atenção em cada parte do corpo, da cabeça até os pés.
Devemos ir contraindo e relaxando os diferentes conjuntos de músculos, somente para sermos conscientes da sua presença e do seu movimento. Esta é uma forma bastante interessante de observar a nós mesmos e, com isso, perceber detalhadamente as sensações do corpo.

4. Observação dinâmica

Este exercício é baseado na observação do entorno. Para começar, vamos adotar uma posição confortável, sentados e com os olhos fechados. Em seguida, vamos abrir os olhos por um instante e, depois, voltaremos a fechá-los. Depois, só temos que refletir sobre aquilo que nós vimos.
Podemos pensar nas diferentes sensações produzidas pelos estímulos que chegam até nós. Podemos fazer uma lista deles, pensar em suas formas e cores, ou no nome de cada objeto. Além disso, praticar essa meditação em casa pode ser uma boa maneira de observar o nosso lar de um modo diferente.
Homem meditando em montanha

5. Meditação em movimento

Outro dos exercícios simples de meditação que podemos praticar está baseado no benefício das sensações prazerosas produzidas pelo nosso corpo quando estamos em movimento. O mais recomendável é fazer isso em contato com a natureza.
Podemos dar longos passeios pela praia ou pela floresta e, desse modo, aproveitaremos o calor do sol em nosso rosto, as carícias do vento, ou o toque das plantas e da água em nossas mãos. Além disso, pode ser uma outra forma de auto-observação, ao pensarmos nos movimentos do corpo enquanto estamos andando.

6. Meditação com o fogo

Por último, podemos usar o fogo como um elemento simbólico de purificação em nossa meditação. Com esse objetivo, podemos nos concentrar em uma fogueira no campo, ou algo muito mais fácil, como o movimento da chama de uma vela.
Isso vai permitir que nós percebamos as sensações de calor do fogo e as sombras, que serão projetadas nos objetos ao nosso redor.

Também podemos fazer uma lista dos aspectos negativos do dia a dia para jogá-la no fogo. Este ato, carregado de significado, vai nos ajudar a liberar aqueles problemas diante dos quais podemos fazer pouco ou nada.


Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas / Quartas / Sextas - 9h às 10h
Prof. Valtesil Oliveira
Venha praticar uma aula experimental
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui

4 técnicas de relaxamento para dormir melhor


Frequentemente, o estresse e a ansiedade são aqueles cavalos de batalha que correm triunfantes pelas nossas noites de insônia. Para controlá-los, para apaziguar o ruído da nossa mente e a tensão do nosso corpo, nada melhor do que usar algumas técnicas de relaxamento para dormir bem. Elas são simples, são eficazes, e vale a pena praticá-las todas as noites antes de dormir.


Os especialistas em higiene do sono nos advertem que estamos dormindo cada vez menos. Há quem diga que a origem desse problema veio com a revolução industrial, outros com a chegada dos aparelhos eletrônicos e a Internet. Agora, o que os estudos nos dizem é que o maior ladrão do descanso noturno é o trabalho. A pressão pela produtividade, as complexas relações de trabalho e a preocupação em manter o emprego estão causando um grande impacto no nosso sono.
  “Se viver é bom, melhor ainda é sonhar, e o melhor de tudo, acordar”.
– Antonio Machado –
Não podemos ignorar que qualquer alteração no ritmo circadiano do sono traz uma série de problemas. A nossa memória, a atenção, a nossa capacidade de aprender e até mesmo o nosso estado de espírito são afetados por uma noite mal dormida.
Por outro lado, um artigo interessante publicado na revista “Psychology Today” nos adverte de que já somos uma sociedade habituada a dormir cada vez menos. No entanto, nem percebemos o quanto estamos cansados.
Precisamos refletir sobre isso…
Mulher cansada por causa do trabalho

Técnicas de relaxamento para dormir melhor

Se não conseguimos descansar à noite, é preciso usar técnicas de relaxamento para dormir melhor. Alguns estudos demonstraram que essas estratégias básicas de respiração, meditação e relaxamento progressivo são eficazes para ter um sono de qualidade. No entanto, é importante destacar outros aspectos importantes que são essenciais para melhorar a nossa noite de descanso.
  • A regulação circadiana “existe” em todas as células do corpo. O nosso fígado, os nossos rins, cérebro, sistema linfático e até mesmo a nossa pele, são programados para realizar tarefas importantes à noite e enquanto dormimos. Portanto, na medida do possível, devemos respeitar os ciclos de luz e escuridão e dormir naquelas horas de menos luz.
  • Os jantares devem ser leves.
  • É aconselhável desligar aparelhos eletrônicos duas horas antes de dormir. Eles são muito estimulantes.
  • A temperatura do quarto deve estar entre 15 e 22º. Mais frio ou mais quente afetará o nosso descanso.
Mulher meditando em casa

1. Técnica de Chi Kung para dormir melhor

A prática do Chi Kung tem a sua origem na medicina tradicional chinesa.Para aqueles que não sabem, esta disciplina tem o propósito de manter a saúde através do equilíbrio da mente, da respiração e do exercício físico. Entre seus exercícios podemos encontrar inúmeras técnicas para dormir melhor. Esta é uma delas.
  • Sente-se na cama com as pernas cruzadas e com os pés descalços.
  • Deixe a sua mente em branco, libere todos os pensamentos para se concentrar na respiração.
  • Inspire um pouco de ar pelo nariz e expire pela boca. Repita este processo quatro vezes.
  • Agora massageie a sola do pé somente com um dedo. Faça isso em círculos, no sentido horário por 3 minutos. Depois, repita o mesmo processo no outro pé.

2. Exercício baseado no treinamento autógeno

Esta técnica é muito eficaz para o tratamento de transtornos de ansiedade e psicossomáticos. O treinamento autógeno foi desenvolvido no século passado pelo neurologista e especialista em hipnose Johannes H. Schultz. É preciso concentrar a nossa atenção nas sensações físicas para provocar um estado de relaxamento profundo.
Vejamos um exemplo.
Mulher deitada no chão diante do mar
  • Deite-se na cama de forma confortável.
  • Feche os olhos e se concentre no braço esquerdo. Repita mentalmente “meu braço esquerdo está pesado, muito pesado e está quente”.
  • Repita essa frase cinco vezes até perceber fisicamente esse peso, esse calor.
  • Quando perceber o peso e o calor, diga a si mesmo “agora me sinto relaxado, agora estou completamente tranquilo”.
  • Em seguida, respire profundamente e levante o braço sentindo a sua leveza, seu relaxamento.
  • Continue com o mesmo procedimento em outras partes do corpo.

3. Imagem guiada com música

Outra das técnicas para dormir mais conhecidas é, sem dúvida, a imagem guiada. Essa estratégia é útil tanto para promover o relaxamento quanto para tratar as dores físicas, já que se baseia na ideia de que a mente e o corpo estão conectados. Essa união, esse laço de poder, é algo que podemos usar a nosso favor no dia a dia.
Este exemplo pode ser útil para nós.
  • Sente-se confortavelmente na cama de forma tranquila e relaxada.
  • Podemos usar algum tipo de música relaxante de que gostamos tanto: sons ambientais, melodias suaves…
  • Agora, coloque uma imagem na sua mente. Uma cena de paz cheia de estímulos suaves, envolventes e relaxantes. Pode ser uma casa com um lago, uma floresta, uma ilha, um pôr do sol no campo…
  • Todos os seus sentidos devem estar receptivos a esses estímulos: sinta a brisa fresca, o cheiro do mato, o som das árvores balançando ao vento, o sol da tarde na sua pele…
Floresta encantada

4. Respiração lenta, profunda e consciente

Em todas as técnicas de relaxamento para dormir melhor é preciso haver o controle da respiração. Respirar bem, respirar corretamente, gera benefícios incríveis no nosso corpo. Assim, algo que pode nos ajudar é aprender a praticar a respiração diafragmática.
O objetivo deste exercício é levar uma grande quantidade de ar para a área inferior do pulmão. Dessa forma, melhoramos a absorção de oxigênio, os nossos pulmões são beneficiados e favorecemos um estado de relaxamento total do nosso corpo.
  • Comece inspirando em profundidade por 4 segundos direcionando o ar para o abdômen.
  • Prenda a respiração por 7 segundos.
  • Em seguida, expire profundamente de forma sonora pela boca por oito segundos.
Para concluir, uma vez que já conhecemos essas técnicas de relaxamento para dormir melhor, devemos escolher aquelas que mais gostamos. O ideal é integrá-las na nossa rotina noturna, praticando por apenas meia hora antes de dormir. Com o passar do tempo, notaremos os seus efeitos maravilhosos.
Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas / Quartas / Sextas - 9h às 10h
Prof. Valtesil Oliveira
Venha praticar uma aula experimental
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui

10 benefícios do Chi Kung


Chi Kung ou Qigong é uma prática chinesa milenar que se traduz como a arte de cultivar energia para que circule de maneira adequada e harmoniosa através de nosso organismo. Trata-se de uma grande diversidade de técnicas que incluem a mente, o exercício físico e a respiração para favorecer estados de calma, melhorar o desempenho e gerar bem-estar em qualquer idade, de acordo com vários estudos.
Esta prática combina movimentos lentos, exercícios de respiração e concentração. Geralmente, se baseia em repetições de conjuntos de movimentos muito precisos, projetados especificamente para beneficiar a saúde em diferentes níveis. De fato, se for realizado regularmente, alguns benefícios podem ser experimentados imediatamente.
As práticas de Chi Kung testadas em pesquisas sobre a saúde incorporam uma série de movimentos simples. Além disso, incluem um estado focado de consciência relaxada e uma variedade de técnicas de respiração que acompanham os movimentos ou posturas.
Os fundadores do Chi Kung se inspiraram na natureza, nos animais e nos elementos do universo. Muitos métodos dessa prática imitam animais para adquirir certas qualidades, o que tem efeitos positivos sobre a saúde. Entre eles, destaca-se a respiração da tartaruga, prática inventada há 1400 anos pelos taoístas. Eles observaram a impressionante longevidade desses animais, contemplaram seus gestos e sua respiração, e desenvolveram exercícios de imitação para manter a saúde e prolongar a vida.
A seguir, apresentaremos alguns benefícios do Chi Kung que você deve considerar se estiver planejando começar a incluir essa disciplina em seu dia a dia.
Conheça os principais benefícios do Chi Kung
1. Reduz o estresse
2. Melhora o sono
3. Aumenta os níveis de energia
4. Equilibra as emoções
5. Elimina as toxinas
6. Favorece a conexão com o presente
7. Evita lesões nas articulações
8. Acelera a recuperação
9. Alivia enxaquecas
10. Favorece a digestão
Os benefícios do Chi Kung
É um exercício no qual se trabalha tanto o corpo quanto a mente graças à combinação de movimentos e respirações profundas. Portanto, através da prática, ambos começam a relaxar e, consequentemente, reduzem os altos níveis de estresse e favorecem um estado de calma e paz.
O relaxamento profundo e a tranquilidade mental obtidos pela prática do Chi Kung ajudam a pegar no sono com mais facilidade e a ter um descanso de maior qualidade.
Os movimentos suaves e lentos facilitam a abertura da energia dos canais do corpo. Portanto, as pessoas que praticam o Chi Kung têm mais energia, o que também beneficia a vitalidade sexual e a fertilidade.

Praticar o Chi Kung favorece um aumento de habilidades como a concentração e atenção, ambas essenciais para gerenciar as emoções adequadamente e desenvolver uma mente clara e calma que nos permita deixar de viver de forma automática.
A pele, assim como os intestinos, é um órgão que tem entre suas funções a eliminação de resíduos do corpo. De acordo com a medicina chinesa, a prática do Chi Kung faz com que o corpo elimine as toxinas através dela.
Os exercícios que são realizados na prática do Chi Kung visam se conectar com o presente, favorecendo uma atitude otimista e alegre em relação à vida. Deste modo, experimentar a felicidade será muito mais simples.
Benefícios do Chi Kung para o corpo e a mente
O equilíbrio proporcionado pela prática do Chi Kung nos ensina a nos movermos sem forçar ou bloquear as articulações. Através do alongamento suave, a flexibilidade aumentará e as lesões nessas partes do corpo serão evitadas.
Você pode praticar Chi Kung depois de uma lesão ou cirurgia. Fazer os movimentos suaves usando as partes intactas ajuda a acelerar a recuperação das outras, pois aumenta a circulação e o fluxo de energia para todas as partes do corpo.
Segundo a medicina tradicional chinesa e o Chi Kung, a perda de bem-estar e saúde é resolvida a partir do campo energético. Este deve estar em constante movimento e, além disso, deve ser uniforme. Desta forma, a dor de cabeça é causada por um acúmulo de energia.
Assim, a prática de vários exercícios de Chi Kung ajuda a aliviar a enxaqueca, pois ao obter um relaxamento profundo, você pode restaurar o equilíbrio interno.
O último dos benefícios do Chi Kung é que melhora a função do sistema gastrointestinal pois regula e fortalece as contrações do intestino, além de acelerar a evacuação e eliminar os gases. Inclusive, muitos de seus exercícios ajudam a tonificar o fígado e o pâncreas.

Esperamos que esta lista de benefícios do Chi Kung tenha sido suficiente para convencê-lo a experimentar essa disciplina. Lembre-se de que existem milhares de estilos diferentes em todo o mundo. A chave é começar a praticar com moderação, até encontrar a que melhor se adapta a você.
Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas / Quartas / Sextas - 9h às 10h
Prof. Valtesil Oliveira
Venha praticar uma aula experimental
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui