sábado, 21 de março de 2020

Praticar Chi Kung revitaliza o corpo e fortalece pensamentos positivos

Qi Gong é a pronúncia chinesa e Chi Kung a tradução na escrita ocidental. As duas formas de escrita podem ser consideradas. Método basicamente preventivo que respeita os limites do praticante, sem contraindicação musculoesquelética, que pode ajudar na qualidade de vida em qualquer idade, pessoa saudável ou com doença articular, muscular, circulatória, mas principalmente, respiratória e emocional.


Praticado desde os primórdios da civilização, funciona como uma preparação a prática de artes marciais como, Tai Chi Chuan e Kung Fu. Com o propósito de fortalecer a resistência do corpo, melhorar a concentração e acreditar na força interior.

Seus movimentos as vezes são calmos, suaves e em câmera lenta, circulares para fazer a Energia "Qi" fluir. Em outros conforme a proposta, rápidos, fortes para fortalecer os músculos ou posturas estáticas para captar e aumentar a Energia Vital. Com músicas calmas e relaxantes, que ajudam na concentração ou sem, assim em qualquer local o praticante pode treinar sua respiração.
Isto mesmo, literalmente a proposta do Qi Gong significa: Treinar a Respiração. O termo, treinar a energia, foi uma forma de tradução que chegou por aqui e enraizou. 
Na prática, a respiração é de fundamental importância nos movimentos circulares de entrada Yin e saída Yang do Ar. Esta intensão, é a base fundamental da prática.

Estar presente mentalmente, nos exercícios propostos

Nos livros clássicos de Medicina Tradicional Chinesa, Qi significa Ar, mas em muitos textos traduzidos para o inglês, alemão, francês sua tradução ficou como Energia e como a tradução para nosso idioma veio a partir destas línguas, adotamos esta interpretação onde o termo Energia, ainda é compreendido como algo que não pode ser visto, mas sentido. Na verdade, esta é a intensão da Acupuntura, Massagens, Fitoterapia, Feng Shui e todas as outras ciências orientais. No ocidente, esta teoria ainda é compreendida como arte mística.
A medicina ocidental antes de 1995, recusava-se a aceitar que médicos praticassem acupuntura. Os primeiros por aqui, foram iniciados por japoneses, chineses ou coreanos, com suas tradições e são até hoje, os que apresentam mais resultados positivos entre seus colegas. Perceba, a diferença básica dos resultados de um acupunturista que segue o pensamento oriental, daquele que usa as agulhas apenas para o cérebro liberar substâncias.

O diferencial ao praticar Chi Kung, é que aprendemos a mentalizar e circular a energia onde o corpo precisa, a mesma função das agulhas de acupuntura, mas não precisando do profissional. Treinamos a mente a criar imagens positivas, para ajudar na solução do desequilíbrio. Poderíamos então, interpretar como uma técnica de autoajuda ou reprogramação neurolinguística, PNL.

                                  A mente, é nossa mais poderosa ferramenta de autoajuda.

Potencializa os benefício da medicação que seu médico receitou, a sentir-se mais positiva para uma cirurgia, melhorar a capacidade do corpo de recuperar-se, cria estímulos para não entrar em uma depressão ou acalma para não explodir de raiva... É uma pratica de prevenção e ferramenta de terapia complementar, aos recursos da medicina ocidental. 


A ciência ocidental, precisa de comprovação cientifica, material concreto e regularmente da repetição do mesmo resultado idêntico ao anterior, se não é considerado apenas uma suposição, teoria, religião ou arte mística, pois ainda encontramos dificuldades em mensurar ou concretizar o que se passa em nossos pensamentos.


Se o misticismo existe? Claro que sim. Quem fica em posturas como "abraçar uma árvore", "montar a cavalo", "tocar o céu com as mãos", "captar a Energia do Ar ou do Sol"... tem que acreditar e de alguma forma ter a intensão para tal, pois somente assim irá realmente funcionar. 
Praticar Chi Kung, é uma experiencia totalmente pessoal! 

O uso da imaginação, criatividade, momento de estar totalmente presente para onde sua Energia / Ar vai com os exercícios, posturas e movimentos propostos é únicos, pessoal. O nível de aperfeiçoamento e resultado, depende da regularidade do praticante. Quanto mais sentir e viver o Chi kung no seu dia, mais benefícios terá.

Regularidade e disciplina. Prova disto são os inúmeros depoimentos, dos benefícios que seus praticantes sentem. Em todos os continentes, existem várias associações, academias, práticas ao ar livre em parques e escolas... 
No Brasil, esta arte ainda é recente. São poucos os que conhecem ou já ouviram falar, mas estamos crescendo!

A maioria das pessoas que começam a praticar, esperam alcançar resultados muito rápido, os quais só serão percebidos com tempo. Criar o seu estilo de vida, adquirindo hábitos saudáveis: alimentação, exercícios físicos, sono adequado, terapias que possibilitem resultados eficientes, laser, espiritualidade, amigos, ajudar o próximo, entre outros. Tudo isto, não tem retorno da noite para o dia e sim ao longo da vida.

Praticar Chi Kung, não faz milagres! Sua determinação e compromisso com a saúde, te torna mais consciente das ações e limitações. Pode ajudar a não reclamar de dor ou da vida, mas entende-la, trabalhar para reduzir o que provoca e debilita a saúde física e mental, te estimular a procurar ajuda e dar estimulo para ter atitude. 


Dor é sinônimo de lesão, que se não for tratada, pode levar a destruição da estrutura. 


A prática é uma ferramenta de trabalho e terapia saudável! 
      
O número de beneficiados, vem aumentando devido ao reconhecimento e eficácia em acalmar, melhorar a disposição, ajustar a postura corporal, concentração, memória... 
As aulas de Chi Kung tem todos estes e outros benefícios, os quais você pode sentir, é só procurar um local adequado com instrutor habilitado e começar. 
Para quem quer começar a praticar, é importante primeiro ter contato com pessoas que já estão neste caminho a algum tempo, principalmente as mais experientes, pois vídeos e livros não transitem informações necessárias e dúvidas recorrentes durante a execução das técnicas são orientadas na hora. Desta forma, por não entender a profundidade da proposta, a pessoa pode desanimar e desistir, por achar que não funciona.

Conhecimento teórico é importante, mas sentir é fundamental.

Espero ter contribuído e esclarecido alguns pontos. 
Que seu "Qi" flua livre e suave!


Wagner Lucca (Acupunturista e praticante de Chi Kung)

Aulas de Chi Kung - Segundas e Quartas 9h às 10h
Seja bem vindo(a) e venha realizar sua aula experimental!
Informações e agendamento: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário