domingo, 29 de outubro de 2017

Zhineng Qigong

Zhi é sabedoria. É a capacidade do cérebro em lidar com o mundo exterior. Neng é habilidade. Isso inclui capacidades mental e física. Zhineng Qigong significa literalmente, prática que se desenvolve a sabedoria e a capacidade de uma pessoa ou simplesmente Qigong da Sabedoria de Cura. 

Uma das grandes contribuições da cultura Chinesa antiga foi o descobrimento de que é possível seguir e analisar com muita precisão todos os caminhos da energia do corpo humano. Estes conhecimentos podem ser utilizados como base da medicina preventiva e tratamento de enfermidades. Os médicos e filósofos mais famosos da China tem contribuído muito para as análises e aplicações práticas do sistema de energia do corpo. A partir destes estudos surgiram as características distintas da Medicina Tradicional Chinesa incluídas nas mais variadas técnicas curativas e principalmente no sistema de exercícios do Qi Gong que fortalece o corpo internamente e integra com as energias da natureza. 
A energia circula através de todo o corpo por canais que o ocidente chama de “meridianos”, que funcionam de forma similar ao sistema cardiovascular, só que através de redes de energia mais finas. O Qi ou Chi é a substância básica para manter todas as atividades do corpo. 
O Qigong é fundado sobre a compreensão tradicional do holismo da vida. É um treinamento que envolve o uso consciente da mente em concentrar-se internamente. A prática transforma, melhora e aumenta nossas funções vitais e torna as atividades naturais instintivas da vida uma prática consciente. Essa definição afirma que a fundamentação teórica do qigong está em entendimentos tradicionais holísticos. O universo é uma entidade holística. Dentro dessa entidade holística há inúmeros níveis de matéria. Elas contêm, abraçam e transformam uma a outra para compensar tudo no universo. O corpo humano é uma entidade holística. Os órgãos internos formam o núcleo desta entidade, ela é mantida através dos sistemas de meridianos de qi (energia vital) e sangue. O universo e a humanidade são uma única entidade holística. A visão do universo e da humanidade como uma entidade holística não é apenas a fundamentação teórica de todas as formas de qigong, mais também a essência da antiga civilização chinesa. 
Geralmente as atividades mentais das pessoas se concentram para fora, sobre o que está acontecendo externamente nas atividades da vida, fora de seus corpos. Esse fenômeno é conhecido como foco externo. 
A prática de qigong nos obriga a se concentrar internamente, para nos fundirmos com nossa próprias ações em vida. Por exemplo, quando estamos praticando um exercício de respiração, nos concentramos em nossa respiração, que é uma atividade vital. Quando praticamos um exercício de qigong dinâmico como o “Mind Body Form” (Forma da Mente e Corpo, Xing Shen Zhuang) nos concentramos na execução do exercício. Nossa atenção permanece para dentro do nosso corpo. No entanto, quando estamos fazendo exercícios físicos normais como jogar tênis, vamos nos concentrar na bola que vamos bater e nossa atenção está fora de nosso corpo. O qi gerado no exercício físico normal é convertido em força para alcançar o que queremos fora do nosso corpo. Na prática de qigong dinâmico, com a atenção voltada para a execução, em vez de uma meta externa, o qi mobilizado não será convertido em força para realizar tarefas fora do corpo, mas sim será usado para fortalecer os canais de qi dentro do corpo. 
Na vida cotidiana, nossa atividade mental está sempre mudando de um ponto para outro. O objetivo em questão continua sempre a mudar e divergir. Na prática do qigong, a atividade mental está focada para dentro em um único objetivo. Por definição, o qigong envolve um foco único. Tal enfoque é também, uma maneira de determinar se uma atividade de promoção da saúde em particular é ou não uma forma de qigong. O treinamento em qigong visa transformar e melhorar a vida funcional dos praticantes. Ele trabalha para evitar doenças, prolongar a longevidade, formar um corpo saudável, melhorar a inteligência, levantar a autoestima, bem como desenvolve habilidades mentais e físicas, que permitam que pessoas sejam livres de amarras intrínsecas e alcancem a completa liberdade de suas consciências. 
Fonte: http://somostodosum.ig.com.br autor do texto: Wagner Mantuano
Aulas de Chi Kung / Qi Gong 
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP

Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário